Blogia
Diario Artesano

Está no ar site dedicado ao artesanato brasileiro

Brasília

Solenidade e exposição no Palácio do Planalto, com presença de Lula, marcam a data

Entrou no ar nesta sexta-feira (19), Dia do Artesão, um site totalmente dedicado ao artesanato brasileiro, produzido pelo Sebrae Nacional. O site funcionará como um catálogo eletrônico com cerca de 700 peças artesanais de todo o país, com a ficha completa dos produtos, a origem e o contato dos artesãos para que o internauta possa encomendar as peças de sua preferência. As peças disponíveis são produzidas por artesãos apoiados pelo Programa Sebrae de Artesanato. O endereço do site é www.artesanatobrasil.sebrae.com.br

A coordenadora do Programa Sebrae de Artesanato, Patrícia Salamoni, informou que essa nova página na internet tem um design diferenciado e atrativo para quem quiser obter mais informações sobre o setor. “A proposta do site é promover o artesanato brasileiro”, disse.

Termo de referência

Também como parte das comemorações do Dia do Artesão, a diretoria do Sebrae entregou ao presidente Lula um termo de referência formulado pelo Sebrae que vai orientar todas ações da entidade voltadas para o artesanato.

O documento foi entregue pelo presidente do Sebrae, Silvano Gianni, e pelos diretores Técnico, Luiz Carlos Barboza, e de Administração e Finanças, Paulo Tarciso Okamotto, e contém informações técnicas como acesso ao mercado e capacitação dos artesãos.

Para o diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, o Termo de Referência, significa um grande avanço para o artesanato brasileiro e pode ser considerado a ‘Bíblia do artesanato’. “Essa ação tornará visível a atuação do Sebrae no segmento do artesanato”, afirmou.

Na ocasião foi assinado um convênio entre o Sebrae Nacional e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) para criar um plano de desenvolvimento do artesanato brasileiro. Patrícia Salamoni, explicou que o convênio, que terá duração de dois anos, é uma espécie de “guarda-chuva”, ou seja, vai abranger várias ações e atividades de apoio e incremento do setor de artesanato no Brasil. Uma dessas ações é a criação de um comitê executivo formado por instituições que trabalham com artesanato.

Ainda em comemoração ao Dia do Artesão, cerca de 5 mil peças de todo o país e 800 quilos de flores tropicais de estados do Nordeste estão na Exposição Brasileira de Artesanato e Flores tropicais, no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (19). A exposição estará aberta ao público a partir do dia 21 de março até o dia 26 de abril.

Mais informações:

http://www.artesanatobrasil.sebrae.com.br

Instituições Parceiras:
· APEX: www.brazilhandcraft.org.br
· Artesanato Solidário: · Ceart: www.ceart.gov.br "> www.ceart.gov.br
· Central Mão Gaúcha: www.maogaucha.com.br
· IDAM:www.artenasmaos.com.br
Instituto de Artesanato Visconde de Mauá: www.maua.ba.gov.br
· Mãos de Minas: www.maosdeminas.org.br
· O SOL: www.artesanato-sol.com.br
· Programa do Artesanato Brasileiro:www.mdic.gov.br
· Paranambuco: paranambuco@terra.com.br

0 comentarios